Países enviam equipes de ajuda ao Japão após terremoto e tsunami


Trem ficou totalmente destruído após ser arrastado pelo tsunami na cidade japonesa de Shinchi
Foto: AP

A comunidade internacional começou a enviar equipes de resgate no sábado para ajudar o Japão após o devastador terremoto e tsunami, e a ONU está despachando um grupo para ajudar a coordenar o trabalho. "Estamos no processo de enviar nove especialistas que estão entre os mais experientes que temos para lidar com catástrofes. Eles ajudarão a avaliar as necessidades e coordenar assistência com autoridades japonesas", disse Elisabeth Byrs, porta-voz do escritório da Organização das Nações Unidas para a coordenação de assuntos humanitários.

Uma explosão arrebentou o telhado de um instável reator nuclear japonês no sábado, elevando temores de que ocorra um derretimento desastroso da usina. O secretário-chefe do gabinete japonês, Yukio Edano, afirmou ter havido um vazamento radiativo na usina nuclear de Fukushima Daiichi, operada pela Tokyo Electric Power Co (Tepco).

O terremoto causou um tsunami de dez metros de altura, que devastou cidades na costa nordeste do país. A imprensa japonesa calcula que pelo menos 1.300 pessoas morreram. A ONU anunciou na sexta-feira que quatro equipes de busca e resgate, vindos de Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Estados Unidos, estão em direção ao Japão após o país ter solicitado ajuda. Cingapura, Suíça e Grã-Bretanha também estão enviando equipes de ajuda ao país.


Font: noticias.terra.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

kawaiiblog | NET-TEC Internetagentur of Kaminofen Bausatz. Stahltreppen of Brautmode.
Nick Clons©2008
KawaiiBlog Template For Blogger - Modified by Themerious